Fux se reúne com Pacheco nesta quarta para discutir crise entre Poderes

Encontro está marcado para as 13h. Presidente Jair Bolsonaro deve pedir impeachment de ministros do STF

Ministro disse que bloqueio pode gerar desabastecimento e colocar em risco a saúde da população | Foto: Fellipe Sampaio/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, vai se reunir nesta quarta-feira, às 13h, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para discutir a crise entre os Poderes. A reunião, que era prevista para hoje, teve de ser adiada em função de um conflito de agenda entre as autoridades. O encontro, fechado para a imprensa, deve ocorrer no gabinete da Presidência do STF.

O diálogo ocorre em meio à crise institucional entre os Poderes Executivo e Judiciário. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) informou que vai levar ao Senado um pedido de abertura de processo contra os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Cabe ao Senado analisar esse tipo de procedimento. No entanto, senadores reagiram e o STF não pretende se manifestar sobre a ameaça de Bolsonaro. Há, no momento, mais de 10 pedidos de impeachment de magistrados da Suprema Corte.