Oito pessoas são presas por abigeato e organização criminosa em Cacequi

Operação Ronda Tirana foi deflagrada nesta segunda-feira

Foto: Polícia Civil / Divulgação

Oito pessoas foram presas preventivamente pela Polícia Civil, nesta segunda-feira (16), em Cacequi, durante a Operação Ronda Tirana, deflagrada contra os crimes de abigeato e organização criminosa. Três delas já se encontravam recolhidas no presídio da cidade. Durante a investida, também foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão.

As investigações iniciaram no primeiro semestre de 2020. O trabalho se deu após uma série de informações que chegaram à Polícia Civil dando conta de uma milícia rural que cobrava “serviços de rondas noturnas”, quando, na verdade, a cobrança era para não furtarem gado e, até mesmo, defensivos agrícolas – que são produtos utilizados no controle de pragas na lavoura. Muitos produtores, por medo, aceitaram.

Durante as investigações, apurou-se a existência de uma organização criminosa, na qual seus integrantes furtavam propriedade rurais que não pagavam pela suposta “ronda noturna”. O líder do bando criminoso definia qual propriedade rural seria atacada e os demais indivíduos, divididos em equipes, realizavam os furtos. Alguns fazendeiros do município chegaram a desistir da pecuária na cidade, dado ao elevado índice de criminalidade no campo, seja furto de animais bovinos ou defensivos agrícolas.

Dois suspeitos ainda não foram localizados e estão sendo procurados pela polícia.