Aeroporto de Cabul volta a operar, garante Pentágono

Funcionamento havia sido interrompido após problemas de segurança que levaram à suspensão das operações de evacuação

Foto: Reprodução/Twitter

O aeroporto de Cabul, no Afeganistão, retomou as operações na madrugada desta terça-feira (hora local), depois que as forças norte-americanas suspenderam as operações de evacuação de pessoas que, desde ontem, fogem do regime talibã. O terminal aéreo na capital afegã reabriu às 16h35min (hora de Brasília), informou o major-general Hank Taylor, especialista em logística do Estado-maior conjunto do Pentágono.

O militar afirmou que um avião de transporte C-17 pousou com homens da Marinha americana a bordo, e que uma segunda aeronave levando uma unidade do exército deve aterrissar em breve para ajudar a garantir a segurança no aeroporto. Taylor disse que os Estados Unidos fazem o “controle do tráfego aéreo”, tanto para voos comerciais quanto para militares.

Taylor acrescentou que já havia cerca de 2,5 mil soldados americanos em Cabul para ajudar a organizar a evacuação de milhares de americanos e afegãos que querem deixar o país. O número deve aumentar para 3 mil, como anunciou o Pentágono, mais cedo.

“Neste momento estamos concentrados em manter a segurança no aeroporto HKIA, continuar acelerando as operações aéreas, enquanto protegemos os americanos e civis afegãos”, disse.

O aeroporto de Cabul teve de ser fechado depois que uma multidão de civis invadiu as pistas, informou o Pentágono. Vídeos do terminal mostraram centenas de afegãos entrando nas pistas e tentando impedir a decolagem de um dos aviões americanos, pendurando-se às asas e rodas da aeronave. Um número incerto de pessoas morreram.

Enquanto isso, dois homens armados afegãos foram mortos pelas forças americanas durante a confusão.