Após terremoto, Biden autoriza ‘ajuda imediata’ dos Estados Unidos ao Haiti

Terremoto de magnitude 7,2 deixou pelo menos 29 mortos e provocou danos materiais em diversas cidades do país

Foto: Reprodução / Twitter / R7

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou neste sábado (14) uma “resposta americana imediata” para ajudar o Haiti após ser informado sobre os terremotos que atingiram o país. Ele também nomeou a diretora da Agência dos EUA para o desenvolvimento (Usaid), Samantha Power, como alta executiva para coordenar esse esforço, anunciou a Casa Branca.

Segundo o USGS, o instituto de pesquisa geológica dos Estados Unidos, um dos tremores atingiu a cidade de Petit Trou de Nippes, a cerca de 150 quilômetros da capital Porto Príncipe, e chegou à magnitude de 7. Já o outro ocorreu em Saint-Louis-du-Sud e o sismo foi de 7,2.

Este último foi sentido em todo o país e provocou a morte de pelo menos 29 pessoas, informaram as autoridades locais. Imagens postadas nas redes sociais mostram ainda que danos materiais foram registrados em várias cidades.

O país mais pobre das Américas ainda se lembra do terremoto de 12 de janeiro de 2010, que devastou a capital e várias cidades do interior. Mais de 200 mil pessoas morreram e mais de 300 mil outras ficaram feridas no desastre.