A Prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta sexta-feira, que retoma a aplicação da segunda dose da Pfizer para população em geral a partir de segunda-feira. Pode buscar a vacina quem recebeu a primeira dose há pelo menos dez semanas. Quatro locais vão concentrar o processo, das 8h às 17h: as unidades de saúde Bananeiras, IAPI, Tristeza e Passo das Pedras.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a aplicação, até esta sexta, seguia disponível apenas para gestantes e puérperas vacinadas com a primeira dose da AstraZeneca há pelo menos dez semanas. Agora, com a chegada de um novo lote de vacinas a Porto Alegre, os demais públicos também poderão receber a imunização completa.
Intervalo entre as doses
Seguindo determinação do Ministério da Saúde, em 14 de junho, o intervalo entre a primeira e a segunda dose da Pfizer passou de 21 dias para 12 semanas. Em 12 de julho, porém, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) decidiu alterar o prazo de 12 para dez semanas, com o objetivo de garantir uma melhor resposta imune à variante Delta.
Dessa forma, quem recebeu a primeira dose entre 14 de junho e 12 de julho deve, a partir da data que consta na carteirinha de vacinação, antecipar a aplicação da segunda dose em duas semanas.
Doses em atraso
De acordo com dados do e-SUS Notifica, há hoje 527 pessoas com a segunda dose de Pfizer atrasada há mais de 90 dias em Porto Alegre. Da Astrazeneca, são 22.836 porto-alegrenses que receberam a primeira dose há mais de três meses. No caso da Coronavac, 23.773 pessoas receberam a primeira dose do imunizante há mais de 28 dias, e já podem completar o esquema vacinal.
Na manhã desta sexta, Porto Alegre recebeu 17.278 doses: 6.360 de Pfizer para primeira dose, 5.590 de Coronavac e 5.328 de Pfizer para a segunda dose.