RS recebe lotes com mais de 107 mil doses de vacina contra a Covid-19

Foram entregues carregamentos com doses da Pfizer e da AstraZeneca

RS recebe lotes com mais de 107 mil doses de vacina contra a Covid-19 | Foto: Felipe Dalla Vale / Palácio Piratini / CP

O Rio Grande do Sul recebeu, entre a noite dessa quarta e o início da madrugada desta quinta-feira, mais 107.710 doses de vacina contra a Covid-19. No começo da noite de ontem, 44.460 doses da Pfizer foram descarregadas no Aeroporto Internacional Salgado Filho, na zona Norte de Porto Alegre. Mais tarde, pouco depois da meia-noite, um segundo avião chegou ao terminal com 63.250 doses da AstraZeneca.

Os novos lotes de vacinas chegam em um momento em que o Rio Grande do Sul demonstra preocupação com a disseminação da variante Delta do coronavírus. Nessa terça-feira, a Fiocruz confirmou mais quatro casos da cepa, elevando para 15 o total. Além disso, há 49 amostras prováveis que aguardam resultado.

O Rio Grande do Sul contabiliza atualmente 113 surtos ativos de Covid-19, distribuídos em 45 municípios gaúchos. O volume é o menor desde novembro do ano passado, quando o Estado registrou 108 contaminações em investigação. No entanto, os três casos de surtos em hospitais de Porto Alegre ainda não aparecem nesse boletim, visto que foram identificados depois de 4 de agosto.

Ao todo, 1.439 surtos foram encerrados em solo gaúcho desde o início da pandemia. A redução no acumulativo acompanha as quedas de outros indicadores, como a de internações em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Os dados, divulgados nesta quarta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), são referentes à Semana Epidemiológica 30, que se encerrou em 4 de agosto.

Dos 113 surtos ativos, 67 foram reportados em empresas dos ramos industrial, comercial, econômico e administrativo (exceto frigoríficos e laticínios). Ao todo, há 51.852 pessoas expostas ao coronavírus nesses ambientes, dos quais 6.035 (11,6%) já testaram positivo. Nessa categoria, conforme a SES, foram notificados 16 óbitos diretos e 1 secundário em decorrência das contaminações.

Os demais 46 surtos em investigação foram registrados em indústrias destinadas à fabricação de produtos alimentícios (23), instituições de longa permanência com atividades ligadas à saúde humana, administração pública e defesa – com exceção das ILPIs, que atendem pessoas idosas – (10) e, por fim, em ILPIs (13).

De acordo com o boletim, todas as regiões gaúchas já registraram ao menos um surto desde o início da pandemia, sendo Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo as que concentraram, até agora, quase metade do total de ocorrências.

De acordo com os dados, dos surtos identificados até o momento, 329 são reincidentes (21,2%): desses, 249 na primeira reincidência, 62 na segunda, 14 na terceira, 3 na quarta e 1 na quinta.