OMS pede “dados” à China para investigar hipótese de vazamento de coronavírus de laboratório

Órgão defende despolitização da busca pela origem da pandemia

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu à China, nesta quinta-feira, que compartilhe informações sobre os primeiros casos de Covid-19 e disse que precisa de “todos os dados” para investigar se o vírus escapou de um laboratório. As informações foram divulgadas pela Agência France Presse (AFP).

A OMS pediu ainda a despolitização da investigação sobre a origem da pandemia, que matou pelo menos 4,3 milhões de pessoas e afundou a economia global desde a detecção dos primeiros casos na cidade chinesa de Wuhan, em dezembro de 2019.

A agência da ONU enviou uma equipe internacional de especialistas a Wuhan, no início do ano. Em uma primeira fase da investigação, o grupo concluiu que o vírus provavelmente passou de morcegos para humanos por meio de um animal intermediário.

Em comunicado sobre a próxima fase do estudo, a OMS indicou que é “de vital importância” saber como a pandemia começou. “O acesso aos dados é extremamente importante … e não deve ser politizado de forma alguma”, insistiu.

Na primeira fase do estudo, foram estabelecidas quatro hipóteses sobre a origem da pandemia, com a tese de vazamento de laboratório sendo considerado “extremamente improvável”. Mas depois de ler o relatório, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, garantiu que as investigações em Wuhan não foram profundas o suficiente.