Os parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral foram concessionados, nesta quinta-feira, pelo Ministério do Meio Ambiente. O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS), um dos principais incentivadores da causa, acompanhou a assinatura do contrato entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a empresa Urbia, vencedora da concorrência. A cerimônia ocorreu no gabinete do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite.
Apoiada pelo Programa de Parcerias e Investimentos – PPI – a concessão marca a diversificação da agenda de privatizações do Governo Federal, contribuindo para a conservação ambiental sob critérios rigorosos de sustentabilidade. De acordo com a Pasta, o desenvolvimento do ecoturismo é parte da estratégia do MMA para a conservação ambiental alinhada à geração de emprego e renda.
Sob o novo modelo do MMA, o concessionário fica responsável pela revitalização, modernização, operação e manutenção dos parques, bem como por serviços de apoio aos turistas, incluindo alimentação, estacionamento e segurança. Com isso, os órgãos ambientais podem ter foco na missão primordial, que é a de proteger o meio ambiente.
As Florestas Nacionais de Canela e de São Francisco de Paula também entraram na agenda de concessões.