Hospital de Clínicas de Porto Alegre confirma surto de Covid-19 em área administrativa

Segundo a instituição, oito funcionários já testaram positivo para a doença

Foto: Robson da Silveira/Prefeitura de Porto Alegre

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre confirmou, nesta quarta-feira (11), que enfrenta um surto de Covid-19. Segundo a instituição, oito funcionários já testaram positivo para a doença – todos da área administrativa. Os primeiros infectados teriam procurado o Serviço de Medicina Ocupacional há dois dias.

Até o momento, não foram identificados casos de Covid-19 relacionados ao surto nas áreas assistenciais, onde circulam os pacientes. A Vigilância em Saúde de Porto Alegre foi acionada para investigar se a ocorrência é, ou não, causada por uma das novas variantes do coronavírus – em especial a Delta, de origem indiana.

A direção do hospital impôs uma série de restrições na tentativa de controlar o avanço da doença. As pessoas com suspeita de infecção foram afastadas. Enquanto isso, os trabalhadores que desempenham atividades consideradas não-essenciais voltaram a cumprir expediente remoto.

Clínicas é a terceira instituição da Capital a registrar surto

O Clínicas é considerado uma das referências no tratamento da Covid-19 em Porto Alegre, e é a terceira instituição de saúde da Capital a confirmar um novo surto de coronavírus em menos de uma semana. A primeira delas foi o Hospital Nossa Senhora da Conceição, que soma 73 casos e quatro mortes em razão da doença.

Já o Hospital Vila Nova, administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem um foco de contaminação que atingiu 43 pessoas – sendo 29 pacientes e 14 funcionários. Por lá, a situação é classificada como controlada. As amostras dos afetados são analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que vai determinar qual a cepa responsável pelos surtos.