Gabinete de Crise emite Avisos a quatro regiões Covid no Sistema 3As de Monitoramento

Áreas de Porto Alegre, Canoas, Guaíba e Santo Ângelo receberam o indicador devido ao número de internações; na semana passada, Avisos chegaram a 17

Foto: Mauro Schaefer / CP

O Gabinete de Crise decidiu, nesta quarta-feira, emitir Avisos para quatro regiões Covid no Sistema 3As de Monitoramento. As áreas de Porto Alegre, Canoas, Guaíba e Santo Ângelo receberam o indicador, que serve como uma chamada de atenção, por conta do número de internações em leitos de enfermaria.

Na R10, região na qual a Capital gaúcha é a cidade-referência, o aumento chegou a 16,8% em uma semana, o que representa uma variação de 49 pacientes. Já na R09, que comporta os municípios que compõem a área de Guaíba, houve aumento de 21,1% nas internações em leitos de enfermaria e de 7,7% nas unidades de terapia intensiva (UTIs), entre casos confirmados e suspeitos de coronavírus.

Conforme o órgão, a R11, que corresponde à região de Santo Ângelo, registrou um aumento de 100%, com variação de 13 pacientes, nas internações em leitos clínicos nos últimos sete dias. Já a R08, cuja referência é o município de Canoas, teve aumento no número de pessoas internadas em leitos de enfermaria e de UTI em relação à semana passada.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o número de novas hospitalizações registradas no sivep gripe – banco de dados de Síndrome Respiratória Aguda Grave – voltou a baixar nesta semana. Há sete dias, o Gabinete de Crise precisou emitiu 17 Avisos no Sistema 3As.

Após o encontro desta quarta, pela segunda vez consecutiva, nenhuma das 21 regiões Covid recebeu indicador de Alerta – classificação de maior gravidade.