Estado estima que, em duas semanas, população adulta tenha tomado ao menos uma dose contra a Covid

Até esta quarta-feira, 77,1% da população vacinável acima de 18 anos havia recebido a primeira aplicação ou um imunizante de dose única

Foto: Alina Souza / Correio do Povo

O governo do Estado projeta que, em até duas semanas, em 25 de agosto, toda a população gaúcha a partir de 18 anos esteja imunizada com pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O governador Eduardo Leite, voltou a antecipar a previsão, em vídeo divulgado em redes sociais, na noite desta quarta-feira.

A estimativa anterior, divulgada na semana passada, era de aplicar a primeira dose em toda a população adulta até 30 de agosto. A análise da Secretaria da Saúde, que permitiu encurtar o cronograma, se baseou em previsões de envio de vacinas pelo Ministério da Saúde e no ritmo de aplicação das doses pelos municípios.

Até esta quarta-feira, 77,1% da população vacinável acima de 18 anos do Rio Grande do Sul (8.958.689) já havia recebido ao menos a primeira aplicação ou um imunizante de dose única. Com a segunda dose ou o esquema vacinal completo, o índice é de 37,1% da população vacinável. Pelo menos 37 municípios gaúchos já vacinaram todos os moradores com 18 anos ou mais.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, reforçou a necessidade de que as prefeituras realizem busca ativa das pessoas que deixaram de se vacinar dentro do prazo. “Há uma disparidade grande na aplicação das vacinas entre os municípios, porque alguns evoluem por grupo etário sem que toda a população vacinável daquela faixa tenha sido imunizada. Não adianta acelerar até 18 anos se parte da população ficou para trás. É preciso olhar para frente de olho no retrovisor”, salientou Arita.