Covid: em dez dias, cresce em 30 mil número de segundas doses não aplicadas dentro do prazo no RS

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), total de aplicações não registradas já chega a 282.675

Foto: Cristine Rochol / PMPA

O Rio Grande do Sul apresentou um aumento de 30.366 segundas doses não aplicadas dentro do prazo estabelecido pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI), na comparação com dez dias atrás. No período, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou um salto de 252.309 para 282.675 pessoas, até esta quarta-feira, sem o registro da segunda aplicação no sistema de informações do PNI.

Esse total, conforme a SES, compreende 673 segundas doses da Pfizer em atraso, 114.825 da Coronavac e 167.177 da Asrazeneca. A pasta destaca, ainda, não ter como informar o número real de segundas doses não aplicadas, mas sim a quantidade de segundas aplicações não registradas no sistema.

O órgão também salienta que o saldo pode destoar da realidade, em função de atrasos de registro do sistema das doses aplicadas, que é de responsabilidade dos municípios.

Nessa terça-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que sete milhões de pessoas não retornaram na data prevista para tomar a segunda dose contra o novo coronavírus, em todo o País. O número equivale a 6,4% dos mais de 108 milhões que já receberam a primeira aplicação.

“(Há) um esforço hercúleo que todos nós fazemos para conseguir vacina para a população brasileira, então não justifica que as pessoas não busquem a segunda dose, pois ela não está faltando”, disse o ministro.