RS recebe hoje mais 185 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Nesta manhã, devem desembarcar no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, 60 mil doses da Coronavac. Já às 21h05, o governo espera receber outras 125.190 doses da Pfizer

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O governo do Rio Grande do Sul confirmou que vai receber nesta segunda-feira (09) um novo carregamento de doses de vacinas contra a Covid-19. Serão 185.190 doses entre imunizantes da Coronavac e Pfizer.

Nesta manhã, às 9h20, devem desembarcar no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, 60 mil doses da Coronavac. Já às 21h05, o governo espera receber outras 125.190 doses da Pfizer.

Os imunizantes serão encaminhados à sede da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), localizada na zona Leste da Capital.

Distribuição de outras remessas

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) recebeu, na manhã de sábado (07), 86,8 mil vacinas de Oxford/AstraZeneca. Os imunizantes são importados e chegaram ao Brasil por meio do consórcio Covax Facility, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta segunda-feira, as doses passarão a integrar uma remessa maior, composta por mais de 325,1 mil doses, dividida entre todos os 497 municípios gaúchos.

Ao todo, 209,6 mil serão utilizadas como primeira dose, sendo 86,8 mil da Pfizer/BioNTech e 122,8 mil de AstraZeneca. Outras 115,5 mil vacinas na fórmula de Oxford, que é a mais utilizada no Rio Grande do Sul já estavam reservadas no estoque da Ceadi e serão liberadas para a segunda dose na mesma data. Desta vez, todo o transporte das cargas de vacinas será realizado por via terrestre.

Os imunizantes destinados para a primeira dose serão distribuídos de forma igualitária aos municípios para a ampliar o atendimento por faixa etária em todo o Estado. De acordo com o Palácio Piratini, frascos de AstraZeneca, Pfizer e Janssen ficarão reservados em estoque para distribuição posterior, podendo ser usados em ajustes no andamento da campanha de imunização.