Rio Grande do Sul chega a 33.588 mortes pela Covid-19

Últimos 12 óbitos foram confirmados nesta segunda-feira

Foto: Ricardo Giusti / CP

O Rio Grande do Sul chegou a 33.588 mortes atribuídas ao coronavírus desde o início da pandemia. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os últimos 12 óbitos foram registrados em boletim diário divulgado nesta segunda-feira.

Ainda segundo a pasta, as vítimas residiam nove municípios gaúchos e a maioria das mortes ocorreu nos últimos quatro dias. Com isso, a mortalidade do vírus passa a ser de 295,2 para cada 100 mil habitantes. A letalidade permanece em 2,4%.

A atualização da SES também reportou mais 547 novos contaminados, de um total de 1.381.971. Desses, 97% se recuperaram e 1% segue em acompanhamento médico. Já a incidência da enfermidade é de 12.146,8 para cada 100 mil habitantes.

UTIs

A taxa de ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) no Rio Grande do Sul é de 61,7%. Contudo, de ontem para hoje, aumentou de seis para sete o número de regiões Covid sem vagas nas UTIs na rede particular. Os piores cenários são encontrados nas áreas de Canoas e Cachoeira do Sul, com lotação de 292% e 200%, respectivamente. As demais regiões sem leitos nas instituições particulares são as de Uruguaiana, Pelotas, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Lajeado.

Já as casas de saúde que recebem pacientes pelo SUS entraram a semana em situação mais confortável. Nenhuma das 21 áreas registra falta de leitos de UTI.

Em Porto Alegre, o índice de ocupação geral dos leitos de alta complexidade segue em estabilidade, com taxa de 75%. Nesta tarde, permanecem sem vagas os hospitais Ernesto Dornelles e Pronto Socorre, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).