Surto de Covid-19 no Hospital Conceição já atinge 46 pessoas

Entre os contaminados, há cinco casos suspeitos de infecção pela variante Delta

Foto: Ricardo Giusti/CP

O surto de coronavírus identificado na noite dessa quinta-feira no Hospital Nossa Senhora da Conceição, na zona Norte de Porto Alegre, já atinge 46 pessoas, sendo 34 pacientes e 12 trabalhadores. Desses, segundo a prefeitura, cinco são casos suspeitos da variante Delta. As amostras foram encaminhadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para realização de sequenciamento genético.

Ainda conforme o município, nesta tarde técnicas da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) emitiram notificação com as recomendações ao hospital. Entre elas, a limpeza dos quartos com validação de protocolo, isolamento dos pacientes com suspeita da Delta em quarto individual e manutenção dos mesmos profissionais para atendimento. O órgão também estabeleceu que a instituição deve notificar eventuais novos casos, fazer o rastreamento dos pacientes, além de informar as medidas adotadas para controle, atualização diária da situação epidemiológica e realização de blitz de gerenciamento de risco nas unidades de internação com incremento das medidas de segurança do paciente.

De acordo com a DVS, a situação vai ser monitorada diariamente, com novas vistorias ou visitas, que poderão ser realizadas conforme a evolução do surto.

Para minimizar a situação, o GHC já adotou medidas como suspensão das visitas, exames e cirurgias eletivas por 15 dias. Além disso, o acesso às emergências está restrito a casos graves que chegarem via Samu. A instituição também se comprometeu a realizar o rastreio dos pacientes e testagem de todos os profissionais, iniciando pela unidade de neurologia e oncologia/hematologia.

Surto no Vila Nova controlado

No Hospital Vila Nova, na zona Sul, um surto de coronavírus também é confirmado pela Diretoria de Vigilância em Saúde. Vinte e nove pacientes e 14 funcionários se infectaram. A maioria dos contaminados, conforme o hospital, era assintomática e nenhum caso precisou de internação. Até o momento, também não há resultados de exames que comprovem a ligação com a variante Delta.

Segundo a assessoria da casa de saúde, como medidas de proteção, todos os funcionários da unidade 1, com 60 leitos, onde o surto se desenvolveu, foram acompanhados e rastreados com PCR.

Na próxima semana, técnicos das equipes de vigilância epidemiológica, de serviços de interesse à saúde e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde devem visitar a instituição.