Sobe para 45 número de contaminados em surto de Covid no Conceição; 4 casos podem ser da variante Delta

Ao todo, foram contaminados 33 pacientes e 12 funcionários do hospital

Foto: Grupo Hospitalar Conceição/Divulgação

Subiu para 45 o número de casos de Covid-19 relacionados a um surto registrado no Hospital Nossa Senhora da Conceição, na zona Norte de Porto Alegre. Conforme a coordenadora do Serviço de Epidemiologia do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Ivana Varella, até o momento, 33 pacientes e 12 funcionários testaram positivo para a doença – fazendo com que o surto esteja presente em oito alas da instituição.

Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou nesta sexta-feira que monitora a situação desde ontem à noite, período em que foram identificadas as primeiras infecções.

A possibilidade de que as contaminações sejam da variante Delta também é motivo de preocupação para a Pasta. Amostras de pacientes positivos para Covid-19 foram encaminhadas para sequenciamento genético na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e somente essa análise vai poder confirmar a suspeita da cepa.

Devido a essa condição, o hospital restringiu os atendimentos, suspendendo visitas e internações. Entre as alterações, que ficarão em vigor por tempo indeterminado, a suspensão de exames ambulatoriais, como endoscopia, tomografia, medicina nuclear, cirurgias eletivas por 15 dias, com exceção das cirurgias oncológicas e dos casos graves. Além disso, o setor de emergência só vai atender casos graves que chegarem via Samu.

Na próxima semana, a diretoria da instituição volta a se reunir para avaliar outras medidas a partir dos resultados dos exames analisados pela Fiocruz.

Quatro casos podem estar relacionados à variante Delta

Em nota, o governo do Estado afirmou que está em contato com a equipe de fiscalização de serviços da Vigilância Municipal de Porto Alegre. 

Em análise prévia feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen), suspeita-se que quatro casos sejam de infecção pela variante Delta. As amostras foram enviadas para Fiocruz.