TJ garante retorno dos prazos processuais a partir da próxima segunda-feira

Medida, assinada pelo presidente do judiciário gaúcho, desembargador Voltaire de Lima Morais, decorre da estabilidade dos sistemas, depois de 25 dias

Foto: Tribunal de Justiça/Divulgação

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) garantiu a retomada dos prazos processuais administrativos e judiciais a partir da segunda-feira, dia 9. A medida, assinada pelo presidente do Judiciário, desembargador Voltaire de Lima Moraes, decorre do restabelecimento de cinco sistemas da Corte – Themis, 1G e 2G, E-Themis, Admin e SEI, que vinham apresentando lentidão e instabilidade desde 12 de julho.

De acordo com o TJ, o problema no hardware, que armazena processos e grava audiências e sessões, não teve relação com o ataque hacker sofrido pela Corte, em maio.

A decisão de retomar os prazos, divulgada nesta tarde, considera os relatos repassados pela Direção de Tecnologia da Informação e Comunicação (DITIC) do Tribunal, que que foram corrigidos os problemas constatados na rede interna.

Durante o impasse, que durou 25 dias, o TJ recebeu críticas, sobretudo da OAB-RS, embora a entidade também tenha se solizarizado com o Judiciário, a exemplo do Ministério Público, da Defensoria Pública e das procuradorias-gerais do Estado e do Município de Porto Alegre.

Na nota divulgada hoje, o desembargador enfatizou o trabalho diuturno realizado pela equipe da área técnica do TJ, apoiada pela Administração, que agiu na resolução das questões surgidas com a realização de reuniões periódicas, inclusive aos fins de semana. “Nossa Administração é coesa e atua sempre em sintonia na superação das adversidades ocorridas desde o começo da pandemia, registrada em março de 2020”, completou.