Sobe para 11 número de casos confirmados de variante Delta no RS

Contaminações foram confirmadas nesta quarta-feira pela Fiocruz

Foto: Fusion Medical Animation/Unsplash/Divulgação

Com mais quatro casos confirmados após o sequenciamento genômico completo, a cargo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Rio Grande do Sul chegou, nesta quarta-feira, a 11 contaminações pela variante Delta do coronavírus.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), contraíram a cepa indiana dois moradores de Gramado, na Serra, um de Sapucaia do Sul e outro de Esteio, ambas na região Metropolitana. Ainda segundo a pasta, os casos de Gramado envolvem pessoas próximas aos dois primeiros registros de Delta no Rio Grande do Sul, em 19 de julho, sendo que um deles já havia sido confirmado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), em Porto Alegre.

A SES ainda contabiliza mais 34 casos identificados por sequenciamento parcial, aguardando oficialização da Fiocruz.

De acordo com o especialista em saúde do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), Richard Steiner Salvato, os casos de Delta já correspondem a 15% das amostras sequenciadas pelo Cevs na última semana, “demonstrando a rápida disseminação dessa variante de preocupação”. O órgão analisa em torno de 200 amostras semanalmente.

Onde foram identificados casos de Delta no RS

Santana do Livramento (4), Gramado (3), Esteio, Canoas, Sapucaia do Sul e Nova Bassano.

Onde há casos identificados por sequenciamento parcial

Alvorada, Canoas, Capão Da Canoa, Caxias Do Sul, Esteio, Gramado, Guaíba, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Porto Alegre, São José dos Ausentes, São Leopoldo, Sapucaia Do Sul, Triunfo e Viamão.