Os municípios de Santa Rosa e São Borja retomaram, nesta terça-feira, voos comerciais para Porto Alegre. A ação resulta de uma mobilização entre o Governo do Estado, prefeituras e a operadora Azul.
As novas rotas são realizadas pela Azul Conecta, empresa sub-regional da Azul, e os voos serão cumpridos com as aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para até nove pessoas. Até o fim desta semana, serão oito novas cidades conectadas à malha doméstica e internacional da companhia.
De acordo com a Azul, serão dois voos por semana entre as cidades e a Capital, chegando a três frequências diretas a partir de outubro. Já Bagé, Alegrete, Santa Cruz do Sul, Erechim e Vacaria, além de Canela, passarão a receber voos semanais operados pela companhia, conectando com Porto Alegre. Com todas as inaugurações, o Rio Grande do Sul passa a ter 15 destinos servidos pela companhia.
Em Santa Rosa, um ato marcou a retomada dos voos, também em alusão aos 90 anos da cidade. A aeronave chegou ao aeroporto às 12h45min. O retorno a Porto Alegre ocorreu às 13h30min. Nesse primeiro momento, o serviço vai ser prestado às terças e sextas-feiras. A saída de Porto Alegre ocorre às 9h, com escala em São Borja, chegando em Santa Rosa às 12h45min e, em seguida, retornando à Capital.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Rosa, Odailson Éder, disse que a retomada dos voos é uma oportunidade de os municípios comprovarem que existe demanda, assim, disponibilizando aviões maiores para esses trechos. A partir de outubro, a Azul deve disponibilizar voos regulares e diretos nas terças, quintas e domingos.