Cinco regiões covid seguem com as UTIs lotadas na rede privada no Rio Grande do Sul

Pior cenário é na macrorregião dos Vales, em que as áreas de Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Lajeado não tem mais leitos disponíveis para pacientes graves

Foto: Ricardo Giusti / CP

Apesar do rimo de queda na últimas semanas, cinco regiões covid, divididas pelo Sistema 3 As de Monitoramento do governo estadual, seguem com os leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) lotados na rede privada neste domingo.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o pior cenário é na macrorregião dos Vales, que comporta as áreas de Santa Cruz do Sul (100%), Lajeado (125%) e Cachoeira do Sul (200%), todas operando no limite ou acima da capacidade máxima nesta tarde.

Além das três cidades-referência da macrorregião, a situação também atinge as regiões de Pelotas (100%) e Passo Fundo (108,8%).

Ainda segundo a pasta, de modo geral, a lotação dos leitos de UTI na rede privada vem diminuindo. Nos últimos quinze dias, a redução é quase nove pontos percentuais, com queda de 81,9% para 73,1% neste domingo.

Já os hospitais que recebem pacientes graves pelo Sistema Único de Saúde (SUS), registram situação mais confortável. Nesta tarde, todas as 21 regiões covid operam abaixo de 80% de ocupação. Com isso, em âmbito estadual, a lotação geral das UTIs na rede pública é de 59,8% – menor índice registrado nas últimas duas semanas.

Porto Alegre

Na Capital, a lotação dos leitos de alta complexidade segue em estabilidade, na casa dos 76%, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Hoje, somente o Hospital Ernesto Dornelles (120%) – de um total de 18 instituições monitoradas – opera acima da capacidade.

Contudo, outras sete casas de saúde permanecem em estado crítico, trabalhando com as UTIs acima dos 80% de ocupação.

UTIs em Porto Alegre acima dos 80%

Mãe de Deus (98%)

Conceição (95,52%)

Pronto Socorro (95%)

Cristo Redentor (89%)

Moinhos de Vento (88%)

Santa Ana (88%)

São Lucas (84%)