Capital registra novo aumento na demanda por vagas de acolhimento neste sábado

Mais de 500 passam a madrugada em equipamentos da Operação Inverno

Abrigo montado no Gigantinho segue registrando queda no número de acolhimentos. Foto: Alex Rocha/PMPA

A quarta noite consecutiva de frio intenso em Porto Alegre foi marcada por um aumento na demanda pelas vagas de acolhimento às pessoas em situação de rua. Ao menos 532 passaram a noite em equipamentos da Operação Inverno na madrugada deste sábado (31), 15% a mais do que o registrado ontem.

Os albergues públicos e as pousadas foram os locais mais procurados – com 195 e 210 camas ocupadas, respectivamente. Por outro lado, o abrigo montado no Gigantinho segue registrando queda no número de acolhimentos. Por lá, foram 58 pernoites, 21% a menos do que na madrugada da sexta-feira.

As paróquias que abriram as suas portas, em regime de plantão, para a população mais carente – incluindo a Catedral Metropolitana – receberam 69 pessoas. Segundo balanço divulgado pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), cerca de 2.700 estão em condição de rua na Capital.

Busca ativa

Os agentes da prefeitura seguem mobilizados, em diversas partes da cidade, na busca ativa por pessoas que podem ter interesse em passar a noite nos locais disponíveis. Os animais de estimação também são acolhidos: só na última noite, cinco cães ingressaram com os seus tutores no Gigantinho.

Além da proteção contra o frio, eles receberam vermífugo, anti-pulgas e roupinhas da equipe do Gabinete da Causa Animal. O ginásio, especificamente, também oferece oficinas de trabalho e consultas com agentes do Sine e do Consultório de Rua, que visam alterar permanentemente a realidade desta população.