Em sete meses, Porto Alegre dobra número de casos de dengue em relação a todo 2020

Até o dia 24 de julho, município confirmou 80 contaminações, sendo 65 contraídas dentro da cidade

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

Em cerca de sete meses, Porto Alegre dobrou o número de contaminações por dengue neste ano, na comparação com todo o ano de 2020. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o dia 24 de julho o município registrou 80 casos, sendo 15 importados e 65 contraídos a partir de transmissão comunitária. Nos 12 meses do ano passado, foram 40 casos, seis deles autóctones. Os dados fazem parte do Boletim da Dengue referente à Semana Epidemiológica (SE) 29, divulgado nesta sexta-feira.

De acordo com o levantamento, os bairros com maior número de infecções comunitárias foram Humaitá (28), Santo Antônio (24) e Lomba do Pinheiro (7). Já os casos importados tiveram como provável local de infecção os municípios de Santa Cruz do Sul, Erechim, Aratiba, Marcelino Ramos e Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul; Rio de Janeiro; São Paulo e Piracicaba, no interior paulista, Navegantes, em Santa Catariana e Juruena, no Mato Grosso.

Ainda segundo o levantamento, além das 80 contaminações confirmadas no ano, 59 casos foram descartados após análises.

Orientações

Segundo a SMS, a recomendação para pessoas que viajem para locais com transmissão confirmada é de que, diante de sintomas compatíveis com a dengue – dor de cabeça, dor no corpo, febre, dor nas articulações e dor atrás dos olhos -, procurem por atendimento médico e refiram o histórico de viagem.

Vale destacar que a dengue é uma doença de notificação compulsória, e a suspeita deve ser notificada à Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis (EVDT), Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) ou SMS, por telefone, no momento do atendimento de saúde.