Brasil para no bloqueio russo e sofre primeira derrota no vôlei masculino

Soberano, Comitê Olímpico Russo aplicou 3 a 0 contra a seleção brasileira

Seleção de vôlei masculino. Foto: Gaspar Nóbrega/COB

Uma partida praticamente perfeita do Comitê Olímpico Russo (COR) rendeu ao Brasil a primeira derrota da equipe nacional nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com 12 pontos de bloqueios e liderados pelo ponteiro Dmitry Volkov, os europeus não deram chances à seleção canarinha e aplicou um 3 a 0 nesta quarta-feira na Arena Ariake, com parciais de 25/22, 25/20 e 25/20. A equipe de Renan Dalzotto encontrou dificuldades sobretudo para encaixar seu ataque, tendo feito apenas 28 pontos em 79 tentativas no fundamento, um desempenho abaixo do esperado.

Durante as três parciais, COR e Brasil se alteraram no placar, mas os europeus se sobressaíram no setor ofensivo, virando mais bolas e se mantendo com margem na frente. O COR fez um jogo com poucos erros, até mesmo no fundo de quadra, onde tradicionalmente tem mais dificuldades por conta da alta estatura de suas equipes. O líbero Golubev teve aproveitamento acima do 60% na recepção, contribuindo para uma distribuição mais heterogênea do levantador Kobzar.

Volkov foi o maior pontuador, com 19 tentos, seguido pelo oposto Mikhaylov (15) e o central Iakovlev (10). Pelo lado brasileiro, o mais regular foi Douglas Souza que saiu do banco para tentar ajudar o time e contribuiu com 6 pontos. O artilheiro foi o central Lucão, com 9, e seguido do companheiro de posição Maurício Souza com 7.

Com a derrota, a seleção cai a terceira colocação no Grupo B, atrás do ROC, único invicto, e dos Estados Unidos, seu próximo adversário. As equipes se enfretam amanhã, a partir das 23h05, buscando praticamente garantir a classificação.