Instituto Butantan entrega hoje 1,5 milhão de doses de CoronaVac ao PNI nesta quarta-feira

Desafio do governo paulista é entregar 44 milhões de doses até 30 de agosto, antecipando entrega ao Ministério da Saúde

Instituto Butantan, de São Paulo, liberou nova carga de vacinas Coronavac contra a Covid-19 para o governo federal. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

O Instituto Butantan entrega na manhã desta quarta-feira (28) mais 1,5 milhão de doses da CoronaVac, imunizante contra covid-19 produzido em parceria com o laboratório chinês Sinovac, ao Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Agora, já são 61,649 milhões de doses entregues desde 17 de janeiro.

A vacina é produzida a partir de um novo lote de 10 milhões de doses processados a partir dos 6 mil litros de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) recebidos no dia 26 de junho. No dia 14, foram liberadas 800 mil doses. No dia 15, 200 mil e, no dia 16, mais 1 milhão.

O desafio do governo paulista é a entrega de 44 milhões de doses até 30 de agosto, antecipando a entrega da compra feita pelo Ministério da Saúde.

As vacinas liberadas fazem parte do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro, de 46 milhões, foi concluído em 12 de maio. O Butantan trabalha para completar, até o fim de agosto, 100 milhões de vacinas disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunização (PNI), antecipando em 30 dias o prazo contratual.