Sobe para 4 mil número de pessoas afetadas por granizo e vento no RS

Balanço mostra nove municípios com danos, um deles em Situação de Emergência

Foto: Marcos Mattes/Metsul/Divulgação

Subiu para quatro mil o número de pessoas afetadas pelos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul nessa segunda-feira. O balanço mais recente da Defesa Civil Estadual, divulgado no fim da tarde desta terça, mostra nove municípios com danos em razão do granizo e do vento forte, afetando 4.008 pessoas ao todo.

Foram acrescentadas à lista as cidades de Vanini e Dois Irmãos das Missões, além de Sananduva, que contabiliza 420 casas parcialmente atingidas e 50 galpões danificados na zona rural. Foram 1,6 mil pessoas prejudicadas, com oito moradores feridos, sendo sete com lesões leves e um em estado grave.

O novo boletim já mostra Getúlio Vargas, na região de Passo Fundo, em Situação de Emergência. Foram registradas, na cidade, uma escola e 300 casas danificadas parcialmente, afetando 1,2 mil moradores.

Em Erebango, também no Norte, 120 pessoas foram atingidas, com 30 casas afetadas parcialmente. O prefeito Valmor José Tomelero informou, mais cedo, que vai entrar com decreto de situação de emergência nesta quarta-feira. Os maiores prejuízos ocorreram no interior da cidade, em que dezenas de lavouras de pastagem, trigo, cevada e frutíferas foram destruídas pelas pedras de gelo.

O informe também cita a cidade de São Valério do Sul, onde 600 pessoas foram afetadas e 150 casas tiveram a cobertura danificada. Estação também aparece com pelo menos nove casas destelhadas, e André da Rocha, com uma pessoa desalojada. Guabiju também teve um morador desalojado e 14 casas afetadas pelo granizo. Um hospital e uma escola tiveram destelhamento parcial.