Semana de frio intenso: Gigantinho vai abrigar 100 pessoas em situação de rua

Além das vagas de acolhimento, serão oferecidas refeições, testes de Covid-19 e vacinação para quem ainda não se imunizou

Foto: Inter/Divulgação

Com a previsão de dias de intenso frio em Porto Alegre, a prefeitura montou um plano emergencial para atender as pessoas em situação de rua. A partir da noite desta terça-feira, serão abertas 100 vagas para acolhimento no Gigantinho, com oferta de refeições, testes de Covid-19 e vacinação para quem ainda não se imunizou. Detalhes da mobilização foram apresentados pelo prefeito Sebastião Melo, nesta segunda-feira, no Centro Integrado de Comando da Capital (Ceic).

Coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a força-tarefa está estruturando o Gigantinho com camas cedidas pelo Exército, kits de higiene doados pelo Instituto Floresta e refeições que chegarão através de grupos voluntários com atuação junto à população de rua na cidade.

Além do espaço na sede do estádio Beira-Rio, há 140 vagas ainda disponíveis na rede própria e conveniada. As pessoas acolhidas terão acesso a agasalhos arrecadados na campanha do POA que Doa.

As equipes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e do Consultório de Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, atuarão com horário estendido na abordagem e busca ativa de pessoas para acolhimento, inclusive durante a madrugada. Serão 12 equipes do Ação Rua que farão abordagens até as 21h, envolvendo mais 120 profissionais, e busca ativa das 21h às 2h da madrugada, com quatro equipes circulando. Durante toda a madrugada, três equipes motorizadas dos albergues farão atendimento por acionamento da Guarda Municipal e pelo 156 (opção 7).

Doações podem ser feitas através do Movimento POA que Doa. Os donativos podem ser entregues em 17 pontos de coleta espalhados pela cidade e em drive thrus de vacinação.

Acolhimento no Gigantinho:
– 100 novas vagas
– Camas cedidas pelo Exército
– Kits de higiene doados pelo Instituto Floresta: lençol, toalha, sabonete, escova e pasta de dentes e pente
– Três refeições diárias: mobilização dos movimentos e grupos de voluntariado, com grade organizada de entregas de quentinhas
– Teste rápido de antígeno (TR Ag) para diagnóstico de Covid-19 para toda a população de rua que ingressar
– Vacinação das pessoas que já não tiverem se imunizado
– A Unimed disponibilizou uma ambulância, que vai ficar à disposição para atendimento no Gigantinho, nas noites de acolhimento, das 19h às 7h.

Demais vagas disponíveis:
– 140 vagas ainda disponíveis na rede própria e conveniada

Estrutura atual:
– 1.822 vagas: abrigos, repúblicas, casas lares, residencial inclusivo e instituição de longa permanência
– 3 Centros POP de Atendimento diário à população de rua (atendimento, plano de restauração, alimentação, banho, assistência e oficinas)
– 4 restaurantes populares: 1.100 refeições por dia
– 12 equipes de abordagem social (Ação Rua)
– 125 trabalhadores em todos os territórios da cidade diariamente

Frio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e os principais centros meteorológicos públicos estaduais do Sul do Brasil advertem que a onda de frio que começa amanhã vai ser uma das mais intensas a atingir a região desde o início do século. Há indicativo de frio intenso, com mínimas podendo chegar a 2°C em Porto Alegre.

Segundo a Metsul Meteorologia, a capital deve registrar sensação térmica de -1ºC ou -2ºC. Também não é descartada sensação térmica de -10ºC a -15ºC na região serrana. Na sexta-feira a geada tende a ser generalizada e, na região da Serra, pode ser muito forte com risco de prejuízo pela temperatura de -6ºC a -7ºC.