RS confirma mais 15 óbitos pela Covid; em duas semanas, indicadores caíram

Estado também confirmou mais de mil casos da doença nesta segunda-feira

Foto: Mauro Schaefer/CP

O Rio Grande do Sul confirmou, nesta segunda-feira, mais 15 óbitos pela Covid-19. As mortes, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), ocorreram em 12 municípios gaúchos, sendo a maioria nas últimas duas semanas. Agora, o Estado soma 33.059 vidas perdidas em decorrência da doença.

Ainda conforme a SES, a mortalidade em território gaúcho é de 290,4 para cada 100 mil habitantes e a letalidade é de 2,4%.

A SES também reportou mais 1.092 contaminações. Assim, o Estado chegou a 1.353.052 infectados desde o início da pandemia. Desses, 97% se recuperaram e 1% permanece em acompanhamento médico. No momento, a doença atinge 11.892 gaúchos a cada 100 mil habitantes.

UTIs

A ocupação geral dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) segue em queda no Rio Grande do Sul. Em uma semana, o índice caiu quase cinco pontos percentuais, de 73% para 68,3%.

Em Porto Alegre, a taxa de ocupação dos leitos de alta complexidade se mantém na casa dos 80%, na comparação com segunda-feira da semana passada. No entanto, no mesmo recorte temporal, subiu de dois para três o número de hospitais sem leitos de UTI disponíveis na cidade.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a situação atinge as seguintes instituições: Ernesto Dornelles, Fêmina e Pronto Socorro, sendo que estes dois últimos não atendem pacientes com coronavírus na UTI.

Mortes e casos em queda

O Rio Grande do Sul registrou redução de 5,37% no número de novas vítimas da doença nas duas últimas semanas. Enquanto entre os dias 12 de julho e 18 de julho morreram 428 pessoas, na semana passada, que terminou nesse domingo, foram 405 vidas perdidas, sendo que em nenhum dia a SES registrou mais de 100 óbitos pela doença.

Em relação aos novos casos, o recuo é ainda maior na comparação com o mesmo recorte temporal. De 12 de julho a 18 de julho foram registrados 20.252 contaminados, enquanto na semana passada foram 18.360 infectados, o que indica uma redução de 9,34%.

Vale destacar que, nesse comparativo, a reportagem da Rádio Guaíba não contabilizou os 62.891 casos represados, que foram divulgados pela SES na atualização da última quinta.