Por orientação da Saúde, Prefeitura cancela Oktoberfest Blumenau 2021

Decisão considera projeções da Covid-19 para o município

Foto: Divulgação / CP

Pelo segundo ano consecutivo, a Oktoberfest Blumenau (SC) está cancelada. O prefeito Mário Hildebrandt confirmou o posicionamento em coletiva de imprensa, nesta sexta. A decisão leva em conta a recomendação de profissionais da saúde, projeções da Covid-19 no município e o surgimento de casos da variante Delta.

“Temos muitas saudades da Oktoberfest e sabemos o quanto ela é importante para a economia de nossa cidade, mas ainda é momento de seguirmos cuidando da saúde da nossa população (…) Em 2021, a nossa Vila Germânica vai seguir sendo palco de vacinação e cuidados com a pandemia, que ainda não acabou”, destacou Hildrebrandt.

Comissão de Assessoramento ao Enfrentamento da Covid-19 recomenda cancelamento
A Comissão de Assessoramento ao Enfrentamento da Covid-19, que é formada por especialistas em saúde e participa das tomadas de decisão do município, se reuniu nessa quinta-feira e recomendou o cancelamento da festa.

Segundo o médico infectologista Ricardo Freitas, não há condições sanitárias para o evento. Ele citou número ainda baixo de pessoas imunizadas com as duas doses da vacina – menos de 20%. Outro fator é que a região ainda registra um índice alto de ocupação de UTI com média de 80%. “Não temos leitos suficientes para um efeito de contaminação pós-Oktoberfest”, adverte.

O especialista, que atua em várias cidades da região, salienta que para a realização de um evento como esse, é importante que cerca de 70% da população esteja vacinada, o que não deve ocorrer até outubro. Ele ressalta ainda que é preciso levar em consideração a cobertura vacinal no país e não apenas na cidade, já que um evento como esse movimenta várias cidades e setores. Por fim, explica ser importante fazer um evento-teste, de menor duração e capacidade reduzida, antes de viabilizar a Oktoberfest.

Impacto
A não realização da Oktoberfest Blumenau significa que, em 2021, deixarão de circular cerca de R$ 240 milhões na economia local. Ao todo, mais de 60 setores da economia são impactados pelo cancelamento, além dos mais de 6 mil empregos diretos e indiretos, e aproximadamente mil músicos que fazem shows nos pavilhões.

Ainda assim, o secretário municipal de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, ressalta que as vidas seguem sendo a prioridade da organização.

Oktoberfest 2022
Considerada a segunda maior Oktoberfest do mundo, a festa de 2022 em Blumenaui deve ocorrer de 5 a 23 de outubro do ano que vem. Segundo a organização, a expectativa é alta.