Sistema de videomonitoramento do RS passa a operar dentro das instalações do Ceic, em Porto Alegre

Iniciativa da prefeitura decorre do incêndio que destruiu o prédio da Secretaria Estadual de Segurança Pública

Sistema de videomonitoramento da DCCI já está operando no prédio do Ceic | Foto: Alex Rocha/PMPA

O sistema de videomonitoramento do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS) passou a operar dentro das instalações do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic). A medida resulta do incêndio que destruiu o prédio-sede da SSP, na semana passada.

Conforme a prefeitura, a mudança do departamento ocorreu na manhã desta quinta-feira. Na ocasião, o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda, esteve no local para recepcionar os agentes estaduais e disse que o ato reforça a integração entre a segurança do município e do Estado. “A segurança não pode parar. Estamos muito satisfeitos em poder auxiliar e queremos integrar nossas forças policiais cada vez mais”, disse o secretário.

O sistema de videomonitoramento é responsável por realizar a fiscalização de ocorrências policiais, monitoramento de imagens e triagem do cercamento eletrônico. Ao todo, oito posições de trabalho foram instaladas no Ceic e estarão em atividade durante 24 horas.

Além do espaço físico, o município também colocou à disposição do departamento, através da Procempa, material tecnológico para os agentes exercerem as atividades.