Fiocruz vê reversão em tendência de queda da média de idade de mortes e casos de Covid

Também houve aumento da fatia de internações entre idosos, conforme boletim

Foto: Raquel Portugal/Fiocruz

A idade média dos pacientes que se infectaram ou morreram de Covid-19 se mantém em queda quando comparadas as semanas epidemiológicas (SEs) 1 (3 a 9 de janeiro) e 27 (3 a 10 de julho) de 2021, mas, recentemente, o indicador voltou a subir. É o que mostra o Boletim Observatório Covid-19, publicado hoje pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Nos dados mais recentes, a média de idade das internações está em 53 anos, contra 62,5 na SE 1. Já as médias de óbitos foram de 73 e 65 anos nas semanas epidemiológicas 1 e 27, respectivamente. As marcas, porém, já foram menores.

Os dados, obtidos a partir do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SivepGripe), sugerem, segundo os especialistas, uma nova fase da epidemia no país. “Convém ressaltar que houve uma inflexão (reversão) na tendência de declínio. Para os casos, a média de idade das internações já chegou a 52,1 anos. Para os óbitos, a inflexão é mais evidente: a média da idade atingiu 59,4 anos”, advertem os especialistas da Fundação.

Em comparação com a semana epidemiológica 23 (6 a 12 de junho), também houve aumento da fatia de internações entre idosos, que eram 27,2% dos pacientes na semana epidemiológica 23 e, na 27, passaram a ser 31,8%. Os dados também mostraram que a semana epidemiológica 23 registrou a menor porcentagem de idosos no número de óbitos (44,8%). Na SE 27, o índice chegou a 58,2%.

Os dados ainda comprovaram redução de internações em leitos de terapia intensiva na faixa etária de 50 a 59 anos e uma interrupção no aumento na faixa de 40 a 49 anos na comparação entre essas mesmas duas semanas.