“Ninguém chuta cachorro morto”, diz Leite sobre críticas de Lula e Bolsonaro a 3ª via

Manifestação também reage a declarações do presidente nacional do PSDB, que cogitou abrir mão de candidatura para defender um nome de centro

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini / Divulgação

Pré-candidato à presidência da República, o governador gaúcho Eduardo Leite reagiu nesta terça-feira às manifestações envolvendo a chamada “terceira via” na disputa de 2022, assim como a possibilidade de o PSDB, partido dele, não ter candidato próprio à eleição presidencial. Pelas redes sociais, Leite chegou a ironizar as críticas do ex-presidente Lula e do presidente Jair Bolsonaro sobre o movimento de quebrar a polaridade. “Ninguém chuta cachorro morto. Se não existe 3º via, não sei porque Lula e Bolsonaro estão se preocupando”, publicou.

Mais cedo, Leite disse que o PSDB vai fazer prévias para ter o “melhor candidato” para 2022. “O PSDB não faz prévias para não ter candidato; faz para ter o melhor candidato. Não faz prévias para ser o dono da verdade, mas para construir coletivamente, desde o partido, uma alternativa a Lula e Bolsonaro”, disse.

Os tucanos agendaram para novembro as prévias que vão definir o nome do partido para a disputa nacional. Na busca de apoio entre integrantes da sigla, Leite vem investindo em se tornar mais conhecido nacionalmente. No fim de semana passado, ele esteve na Bahia e em Alagoas.

Reação interna

A manifestação de Leite também rebate, em especial, a fala do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, que, em entrevista, afirmou que o partido pode não ter candidato se a ideia for defender um nome de centro. A discussão já tinha repercutido na semana passada, quando outras lideranças tucanas divergiram sobre a possibilidade de a sigla não ter postulante à Presidência.

O nome que aparece com mais força nas pesquisas entre os tucanos é o do governador paulista João Doria, que também já intensificou as viagens pelo país. Da mesma forma, Doria repudiou as declarações menosprezando a existência de espaço para uma terceira via. “O sonho do Lula é disputar eleição apenas com o Bolsonaro. O do Bolsonaro é disputar eleição apenas com o Lula. E o sonho dos brasileiros é que os dois percam a eleição”, publicou. Na disputa interna, além de Leite e Doria, também aparece o senador Tasso Jereissati (CE).

Nesta terça-feira, o ex-presidente Lula chegou à discussão do “semipresidencialismo” e também à terceira via. “A 3ª via é uma invenção dos partidos que não têm candidato. Falam em polarização…”. Após, porém, defendeu que os partidos lancem candidatos para que testem a força junto ao eleitorado.