Os municípios da região do Vale do Sinos iniciam essa semana com redução de algumas restrições de funcionamento de estabelecimentos comerciais. Bares, pubs e restaurantes ganham uma hora a mais, podendo ficar de portas abertas até a meia-noite, inclusive com música ao vivo.
Eventos e festas, que podiam ter no máximo cem pessoas, tiveram o teto ampliado para 120, desde que respeitado o espaço de quatro metros quadrados por pessoa, que antes era de 16 metros quadrados. As mudanças foram aprovadas pelos prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (Amvars) em reunião no dia 9 de julho e entraram em vigor, com cada município publicando novo decreto no final de semana.
“São alterações específicas, sem grandes mudanças, por conta da melhora nos indicadores da pandemia e pelo avanço da vacinação”, define o presidente da Amvars e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi.
O avanço da campanha de vacinação e a melhora nos índices de hospitalização pela doença também estimulam os municípios a pensar em outras possibilidades de flexibilizações. Um dos pedidos que entrou em pauta nos últimos dias foi o de liberação para grandes eventos já a partir desta semana, solicitação encaminhada ao governo estadual pela região de Porto Alegre.