Porto Alegre vacina pessoas de 33 anos ou mais contra a Covid-19 nesta terça

Capital mantém 13 locais de imunização e agendamento prévio para aplicação das doses à noite

Foto: Guilherme Almeida/CP

Homens e mulheres com 33 ou mais poderão se vacinar, a partir desta terça-feira, contra a Covid-19 em Porto Alegre. A aplicação das doses ocorre das 8h às 17h, em 12 postos de saúde e no drive thru híbrido do Shopping Bourbon Wallig, na zona Norte.

Na manhã desta segunda-feira, a movimentação era intensa para a imunização das pessoas de 34 anos ou mais. No auditório do colégio estadual Júlio de Castilhos, (referência para vacinação do Centro de Saúde Modelo), a fila tinha mais de 70 pessoas aguardando aplicação da primeira dose. Muita gente chegou antes das 8h – horário de abertura dos postos de saúde.

Além de ampliar a imunização para a faixa de 33 anos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue vacinando os públicos já contemplados anteriormente na campanha como os profissionais de saúde e de apoio à saúde, pessoas com deficiência a partir de 18 anos, pessoas com comorbidades a partir de 18, funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior e gestantes e puérperas.

Nesta terça, pessoas com 33 anos ou mais também podem agendar a aplicação da primeira dose pelo aplicativo 156+POA. Há agendas disponíveis para as unidades de saúde Morro Santana, Tristeza e São Carlos. Nessa modalidade, com marcação prévia, a vacina é aplicada das 18h às 21h.

A aplicação da segunda dose da vacina Coronavac segue disponível, nesta terça, para todas as pessoas que estiverem com o esquema de vacinas em atraso, em 20 unidades de saúde. Já a aplicação da segunda dose de AstraZeneca pode ser feita em 32 unidades de saúde e 21 farmácias parceiras da prefeitura.

Onde tomar a primeira dose

Em 12 unidades de saúde, das 8h às 17h, e no drive híbrido do Bourbon Wallig (acesso de carro ou a pé), das 9h às 17h. No drive híbrido, há isenção no ticket do estacionamento para quem parar o veículo nos níveis E2, E3, E4 ou E5. O tempo de permanência deve ser de no máximo quatro horas. Para garantir o benefício, é preciso apresentar o comprovante de vacinação no guichê de estacionamento do 4º andar. Já aqueles que forem se vacinar de carro devem acessar o local pelas ruas Dr. Dário de Bittencourt, Antônio Joaquim Mesquita e avenida Grécia (no sentido centro-bairro).

Documentação

De acordo com a SMS, para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho na Capital.

Já o grupo das comorbidades e deficiência, é necessário comprovar a condição (exceto Síndrome de Down). Gestantes podem apresentar a carteira do pré-natal.

Para a segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

*Atualizada às 18h40min