O Júri Nacional de Eleições (JNE) do Peru proclamou, nesta segunda-feira, o professor esquerdista Pedro Castillo novo presidente do Peru, seis semanas após o segundo turno, em que ele enfrentou a candidata de direita Keiko Fujimori.
“Proclamo presidente da República don José Pedro Castillo Terrones”, anunciou em breve cerimônia virtual o titular do JNE, Jorge Luis Salas, depois que o órgão concluiu a análise das impugnações e apelações de Keiko.
Dessa forma, o JNE valida a apuração atualizada de 100% das atas do órgão eleitoral (Onpe), que deu a vitória a Castillo, com 50,12% dos votos, contra 49,87% para Keiko. Horas antes, a direitista anunciou reconhecer o resultado.
O novo presidente deve tomar posse no próximo dia 28, quando termina o mandato do presidente interino, Francisco Sagasti, e dia em que o Peru comemora o bicentenário da independência.
A filha do ex-presidente preso Alberto Fujimori havia denunciado uma suposta fraude em favor de Castillo, sem apresentar provas, apesar de os observadores da OEA, dos Estados Unidos e da União Européia terem afirmado que a votação havia sido limpa.
Castillo obteve 44.263 votos a mais do que a adversária, segundo a contagem atualizada validada pelo JNE, órgão autônomo formado por quatro membros.