Duas agências do Tudo Fácil reabrem presencialmente em Porto Alegre

Unidade da Borges de Medeiros, no Centro Histórico, permanece fechada

Foto: Guilherme Almeida/CP

Com movimento intenso, duas agências do Tudo Fácil retomaram o atendimento presencial, nesta segunda-feira, em Porto Alegre. Por volta das 7h30min, já havia fila na agência da unidade zona Norte, na rua Domingos Rubbo, em frente ao hospital Cristo Redentor. Mesma situação aconteceu na agência do Tudo Fácil na avenida Wenceslau Escobar, na zona sul da Capital, com uma grande circulação de pessoas.

A retomada dos atendimentos presenciais nas duas unidades acontece um ano e quatro meses após o fechamento das lojas em função das restrições provocadas pela Covid-19. O funcionamento dos dois estabelecimentos segue sendo feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Em função da pandemia, os atendimentos serão realizados mediante agendamento no portal de serviços do governo estadual.

Na manhã desta segunda, foram oferecidos os serviços do Instituto-Geral de Perícias (IGP), da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (Fgtas) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS). Os demais serviços disponíveis nas unidades do Tudo Fácil permanecerão sendo realizados por meio de atendimento remoto, no portal.

O processo de reabertura das duas unidades do Tudo Fácil visa oferecer um serviço com qualidade, segurança e que atenda aos protocolos de higienização e limpeza, segundo o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal. As unidades atendem o público com uma equipe formada por dois gerentes e seis estagiários, além dos profissionais de segurança e limpeza.

Já a terceira unidade do Tudo Fácil em Porto Alegre, na avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico, permanece fechada para atendimento presencial. Embora diversos serviços do Detran/RS possam ser realizados pela internet, muitas pessoas ainda preferem entregar documentos e tirar dúvidas pessoalmente, por intermédio de um atendente.

O agendamento para confecção de carteiras de identidade também pode ser feito no site do IGP. A orientação é de que o atendimento seja procurado apenas em casos urgentes, como a retirada de medicamentos controlados, viagens de urgência e atendimentos bancários (saque de benefícios e financiamento imobiliário); quando todos os documentos foram furtados ou roubados, ou em caso de admissão em emprego.

Quem encaminhou o documento de identidade nas agências do Tudo Fácil reabertas hoje pode retirá-lo no mesmo local. Já os documentos encaminhados no Tudo Fácil Centro permanecem sendo retirados no Departamento de Identificação do IGP, na avenida Azenha, 255.