Comandante acredita ter sido encontrada área onde podem estar bombeiros desaparecidos em Porto Alegre

Operação de resgate em prédio da SSP, destruído por incêndio, completou cinco dias nesta segunda-feira

Comandante do 1°BBB, tenente-coronel Eduardo Estevam, comanda as ações de buscas há sete dias | Foto: Alina Souza/CP

O Comandante do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros (BBM) de Porto Alegre, tenente-coronel Eduardo Estevam Rodrigues, acredita que a área onde podem estar os corpos dos dois bombeiros que desapareceram durante combate a incêndio no prédio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), na última quarta-feira, pode ter sido encontrada.

Segundo Estevam, as buscas, que ocorrem há cinco dias de forma ininterrupta, decorrem de um estudo profundo, com auxílio de especialistas e diversas instituições de forma voluntária.

“Nós não estamos delimitando área de busca por metro quadrado, mas sim pela disposição, o layout que era estabelecido naquela edificação. Nós estudamos esta edificação e tomamos a decisão então, de delimitar espaços onde podem estar os militares”, relatou o comandante, que também reforçou que as decisões vêm sendo tomadas no local, para que os bombeiros possam trabalhar com segurança.

Imagens com drone

A Polícia Federal também está apoiando a operação desde o fim de semana. No sábado, a PF esteve no terreno e registrou imagens do prédio com uso de um drone. Nesta semana, a partir dessas informações de varredura e auxílio de um software específico, vai ser possível fazer um modelo 3D do prédio da SSP.

A técnica proporciona um estudo mais aprofundado da estrutura, o que deve auxiliar no emprego do efetivo de trabalho de buscas.

Documentos do Detran

Após o incêndio que destruiu o prédio da Secretaria da Segurança Pública do Estado, onde também era armazenada a documentação administrativa do DetranRS, ainda não há uma resolução oficial quanto a 95 mil processos perdidos por conta da tragédia. São recursos, defesas de multas e apresentações de condutor. Hoje, o diretor-geral do Departamento, Enio Bacci, encaminhou ofício ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/RS) solicitando um posicionamento a respeito do tema.

A ideia, segundo o órgão, é que sejam todos arquivados, já que não há como resgatar o conteúdo. Porém, ainda é necessário estudar a legalidade do ato.