Com doses de três laboratórios, RS recebe 429,5 mil vacinas contra a Covid até esta terça

Imunizantes da Fiocruz, do Butantan e da Pfizer vão desembarcar em Porto Alegre a partir da noite desta segunda-feira; total recebido já passa de 10 milhões

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O Rio Grande do Sul recebe, nesta terça-feira, uma remessa de mais 234,5 mil doses da Astrazeneca e outra de 65.520 doses da Pfizer. Os voos com as cargas anti-Covid devem chegar a Porto Alegre às 17h55min e às 18h15min, respectivamente, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). As remessas vão se somar a outros dois envios que chegarão ao aeroporto da Capital no fim da noite desta segunda-feira: 48,6 mil doses da Astrazeneca e 81,2 mil da Coronavac.

O plano logístico de envio aos municípios e a orientação de uso das doses – para primeira ou segunda aplicação – ainda não foram definidos pelo governo estadual. O assunto deve ser debatido em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), sem data para ser realizada.

Com a chegada do novo lote, passa de 10 milhões o número de vacinas disponibilizadas ao Rio Grande do Sul. Até o momento, cerca de 9,7 milhões foram distribuídas – e 84% delas aplicadas, conforme a Secretaria Estadual da Saúde

Nesse domingo, Porto Alegre atingiu a marca de 30% da população com o esquema vacinal completo. No Rio Grande do Sul, o índice já ultrapassou a casa dos 22%.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, comemorou nesta segunda-feira a imunização de mais da metade da população vacinável contra a Covid-19 e destacou que o avanço do Programa Nacional de Imunização já começa a mostrar sinais positivos no Brasil. Porém, ressaltou que o país ainda está longe do fim da pandemia.