SSP: engenheiros avaliam estrutura do prédio para avançar nas buscas a bombeiros

Trabalhos terão avaliações estruturais a cada passo, para que seja possível avançar na remoção de material

Foto: SSP/Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar se reuniu, na manhã deste sábado, com um grupo de engenheiros, para avançar nas ações de busca pelos militares desaparecidos após o incêndio no prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP) na noite de quarta-feira. As ações de combate ao fogo e de busca e resgate desenvolvidas até o momento foram apresentadas aos profissionais, que também fizeram um reconhecimento da área de escombros no prédio.

Conforme o tenente-coronel Eduardo Estevam Rodrigues, comandante do 1° Batalhão de Bombeiros Militar de Porto Alegre, a noite desta sexta-feira, foi de trabalho para liberação de acessos. “Diversos profissionais de renomadas instituições estão, neste momento, fazendo o reconhecimento da edificação e planejando toda a logística necessária para escoramento e estabilização, para dar a segurança adequada para que as equipes, façam metro a metro, o avanço necessário das demais estruturas”, explicou o tenente-coronel, que coordena os trabalhos de busca no terreno.

A partir de agora, os trabalhos terão avaliações estruturais a cada passo, para que seja possível avançar na remoção de material do perímetro delimitado pelas equipes. Foi realizado um novo levantamento do prédio com imagens de drone para identificar os pontos de maior fragilidade e a necessidade de escoramento de estruturas de concreto.

Antes da reunião, o tenente-coronel Eduardo Estevam Rodrigues, comandante do 1° Batalhão de Bombeiros Militar de Porto Alegre, reuniu todo o efetivo do CBMRS presente no terreno para reforçar as orientações de trabalho e o espírito de total entrega na missão de busca. Em formação, os bombeiros militares prestaram continência e uma salva de palmas em respeito à bravura 1º Tenente Deroci de Almeida da Costa e do 2º Sargento Lúcio de Ubirajara Munhos, reforçando o compromisso de permanecer nas buscas até localizá-los.

Além de engenheiros peritos do Instituto-Geral de Perícias e de servidores da Secretaria de Obras e Habitação do Estado, estão participando profissionais do Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (Leme) da UFRGS, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA), do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE), da Defesa Civil Municipal e do curso de Engenheria da Unisinos, além de profissionais da iniciativa privada com reconhecida experiência e conhecimento do trabalho em estruturas colapsadas.

A Defesa Civil Estadual providenciou a instalação de barracas para servir de base ao trabalho dos engenheiros no pátio da SSP. Também permanece a ação integrada de apoio, empenhado desde o momento do incêndio, por parte da Secretaria da Segurança Municipal, da Defesa Civil Municipal, da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre e da Brigada Militar, para garantir a segurança no perímetro das operações.