A Polícia Civil desencadeou a operação Aeris na manhã deste sábado em Canoas, com o objetivo de desmantelar um esquema de receptação de cobre na Região Metropolitana de Porto Alegre. Houve a apreensão de cerca de 26 quilos de cabos do metal, que foram furtados ou roubados de empresas de telecomunicações de diversas cidades.
A ação foi conduzida pela Delegacia de Polícia de Esteio, coordenada pela delegada Luciane Bertoletti. Os policiais civis cumpriram mandado de busca e apreensão em um estabelecimento situado no bairro Mathias Velho, em Canoas. O proprietário e dois funcionários foram presos. Os cabos de cobre estavam armazenados dentro de sacos.
Nas investigações, os agentes confirmaram que este tipo de material vinha sendo comercializado em comércios de peças, metais e ferros-velhos. A delegada Luciane Bertoletti frisou que “esse crime gera um dano enorme para a sociedade, pois pode deixar bairros sem energia durante muitas horas, prejudicando serviços essenciais, como saúde e segurança”.
Já o diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (2ª DPRM), delegado Mario Souza, ressaltou que “a Polícia Civil está atenta e continuará realizando ações para combater esses delitos que afetam milhares de pessoas”, pois “a retirada criminosa dos fios causa prejuízo para iluminação e comunicações na região metropolitana afetando a todos”.