Porto Alegre registra menor índice de assaltos a ônibus em um primeiro semestre desde 2016

De janeiro a junho, foram registrados 41 casos, contra 537, cinco anos atrás, no mesmo período

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Dados do Fórum do Transporte Público apontaram que os assaltos a ônibus em Porto Alegre tiveram redução de 92%. O índice compara os números do primeiro semestre deste ano com os mesmo período em 2016. De janeiro a junho de 2021, foram registrados 41 assaltos, contra 537, cinco anos atrás.

Ainda segundo o levantamento do Fórum, que reúne órgãos de segurança pública e entidades ligadas ao transporte coletivo de Porto Alegre, a queda vem sendo progressiva, nos primeiros semestres, desde que a Polícia Civil e a Brigada Militar constituíram uma força tarefa de combate a roubos no transporte coletivo.

Em relação aos números, no primeiro semestre de 2017 foram 363 assaltos; em 2018 o número caiu para 188; em 2019 foram 134 e, em 2020, 88.

Para a presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Tula Vardaramatos, a queda é resultado de um trabalho conjunto. Ela também recorda outros aspectos que contribuem para os crimes tenham diminuído. “O monitoramento por câmeras está em toda a frota. Conforme a polícia civil nos relata, as imagens são um importante auxílio para a investigação do crime. Também temos, desde 2019, uma delegacia específica para roubos no transporte coletivo. É a primeira do país com essa especialidade”, observa.