RS já soma cinco casos suspeitos da variante Delta do coronavírus

Pacientes residem em Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Gramado e Santana do Livramento

Foto: R7/Reprodução

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) envia, nesta quinta-feira, à Fiocruz, três amostras de pacientes com quadro suspeito de infecção pela variante Delta do coronavírus (B.1.1.617.2 – de origem indiana), identificados no Rio Grande do Sul. Com isso, o total de casos em análise sobe para cinco.

Os três mais recentes envolvem pessoas que residem em Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul. A vigilância epidemiológica está, desde a noite dessa quarta-feira, em contato com os municípios para levantar o histórico de viagens, contatos anteriores com casos confirmados e se outras pessoas próximas também apresentaram sintomas de Covid.

Duas amostras já vêm sendo analisadas pelo laboratório de referência da Fiocruz, no Rio de Janeiro, com a expectativa de que os laudos saiam nesta sexta-feira. Esses casos envolveram moradores de Gramado e de Santana do Livramento. Os cinco pacientes tiveram sintomas gripais leves e seguem em isolamento domiciliar. Nenhum deles precisou de internação hospitalar.

Com o apoio do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) e do Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT), o Cevs consegue fazer testes preliminares para identificar casos suspeitos de mutação, incluindo o sequenciamento parcial do vírus. Em Porto Alegre, as análises recolhem indícios de que a amostra se trata de uma variante de preocupação, com base na identificação de genes específicos, que diferem entre os tipos de vírus. A Fiocruz, no Rio de Janeiro, processa o sequenciamento genômico completo, que fornece detalhes do perfil da mutação e classifica, com precisão, a linhagem de cada amostra.