A circulação de pessoas nos quatro postos de saúde de Porto Alegre aptos para a aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer, através de agendamento, se manteve fraca na manhã desta quinta-feira. Em função da existência de poucas doses disponíveis do imunizante, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ressalta que o serviço é oferecido apenas através de agendamento.
Nessa manhã, na unidade de saúde Diretor Pestana, na rua Dona Teodora, no bairro Farrapos, pouca gente fazia a aplicação da segunda dose. O auxiliar de estoque Celso Martins teve sorte e não enfrentou fila para receber o reforço. “O ponto positivo é que a vacinação está avançando e vamos vencer a pandemia” comentou.
O agendamento já está disponível para aplicação da segunda dose nas quatro unidades de saúde, das 8h às 20h. A vacina é aplicada nas pessoas que receberam o imunizante até o dia 14 de junho. A secretaria explica que as pessoas que receberam a primeira dose a partir do dia 15 de junho deverão aguardar nova determinação de prazo para receber a imunização.
Além da unidade de saúde Diretor Pestana, na zona Norte de Porto Alegre, o público pode realizar a aplicação do imunizante nas unidades Bananeiras, na avenida Aparício Borges, 2494; na Primeiro de Maio, que fica na avenida Oscar Pereira, 6199; e Rubem Berta, na rua Wolfram Metzler, 675, no bairro Rubem Berta.
O agendamento é realizado através do aplicativo 156+POA e o cidadão precisa verificar os locais e escolher os horários disponíveis. Para quem não conseguir acessar o aplicativo, a secretaria da Saúde oferece também a opção de agendar pelo Whatsapp da Atenção Primária em Saúde da SMS, pelo telefone (51) 3289.2715.
Nesse sistema, a prefeitura de Porto Alegre disponibilizou também o agendamento da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 36 anos ou mais no período noturno (das 18h às 21h), em três postos de saúde: São Carlos, Morro Santana e Tristeza.
Já a segunda dose de AstraZeneca está disponível também para agendamento pelo aplicativo 156+POA para todas as pessoas vacinadas há 12 semanas. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, em quatro unidades de saúde: Belém Novo, Nossa Senhora de Belém, Rubem Berta e Vila Jardim. Para receber a segunda imunização, a pessoa precisa apresentar documento de identidade e carteira de vacinação.