BM garante normalidade nos serviços de segurança pública após incêndio na sede da SSP

Telefone 190 está atendendo com equipes deslocadas para o 9º BPM

Prédio ficou destruído pelo fogo e desabamento | Foto: Alina Souza / CP

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Vanius Cesar Santarosa, assegurou na manhã desta quinta-feira que o incêndio que destruiu a sede da Secretaria da Segurança Pública do Estado, em Porto Alegre, não afetou a atuação da BM. “Não há descontinuidade nos serviços de segurança pública”, garantiu em entrevista à reportagem do Correio do Povo.

“Movimentamos todo o pessoal do 190 que estava no prédio da SSP para o 9º BPM. Não há prejuízo e descontinuidade no serviço do 190, que está funcionando normalmente”, enfatizou.

“Temos o espelhamento das imagens”, acrescentou o comandante-geral da BM, referindo-se ao trabalho de vigilância das câmeras de segurança espalhadas pela cidade que era realizado pelo Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI), que fica ao lado da sede da SSP. O coronel Vanius Cesar Santarosa destacou que até o Centro Integrado de Comando da Prefeitura de Porto Alegre está dando também apoio à BM neste sentido.

Ele não sabe ainda a situação do prédio do DCCI, pois o desabamento de parte da SSP atingiu o mesmo. “Não sabemos ainda a extensão dos prejuízos”, observou.

Já o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) informou que continua atendendo através do telefone 193. Por sua vez, a Polícia Civil atende o 197 sem problemas.

Nota Oficial

A SSP divulgou nota oficial sobre o funcionamento dos telefones de emergência. “Com o apoio da Brigada Militar após o incêndio que atingiu o prédio da Secretaria da Segurança Pública, o Departamento de Comando e Controle Integrado da SSP, responsável pela gestão de atendimento aos telefones de emergência das vinculadas (BM, PC, IGP, CBM e DETRAN) e despachos de viaturas, foi mobilizado em caráter provisório para as dependências do 9º Batalhão de Polícia Militar.

O Departamento de Informática da BM viabilizou posições de atendimento centralizadas para todos os telefones de emergência de todos os órgãos vinculados. Todos os cidadãos podem continuar a ligar para o 190 para acionar a Brigada Militar, o 193 para os Bombeiros e o 197 da Polícia Civil”, informou no comunicado.