Ranking internacional elege Ufrgs como uma das dez melhores da América Latina

Universidade subiu cinco posições em relação a 2020. PUCRS e UFSM também aparecem entre as 30 primeiras colocações

Foto: Ramon Moser/Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Divulgado nesta terça-feira, o ranking THE América Latina (Time Higher Education Latin America University Ranking) elegeu a Universidade do Rio Grande do Sul como a oitava melhor instituição de ensino superior da América Latina. Em comparação com o ano passado, a instituição federal subiu cinco posições. O primeiro lugar é ocupado pela Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Seis instituições brasileiras, além da Ufrgs, aparecem entre as 10 primeiras posições: a USP (Universidade de São Paulo), a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Mais duas instituições gaúchas também se classificaram entre os 30 primeiros lugares do ranking: a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em 14º, e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 29º.

Na classificação de 2021, foram avaliadas 177 instituições da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Jamaica, México, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

A THE (Times Higher Education), uma revista britânica voltada à área de ensino superior, divulga desde 2016 rankings avaliando universidades. As classificações se valem da análise parâmetros de parâmetros em áreas como ensino, pesquisa, citações, transferência de conhecimento e internacionalização.