Queiroga: Copa América comprova “ser possível reabrir atividades” no país

Queiroga também disse que cerca de 600 milhões de vacinas foram contratadas pela Pasta

Foto: Ministério da Saúde / Twitter

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse, nesta quarta-feira, avaliou a realização da Copa América no Brasil como um “sucesso em termos de protocolos preventivos contra a Covid-19” e cogitou ser possível vislumbrar a reabertura de atividades no país, em especial o retorno dos estudantes às salas de aula.
“Em relação à Copa América, tivemos sim uma prova de que é possível compatibilizar, mesmo dentro de um ambiente pandêmico, a prática de outras atividades que são importantes, porque o país não pode ficar o tempo inteiro parado. Caso contrário, não teremos arrecadação de imposto”, disse o ministro durante audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.

Segundo Queiroga, por meio de um “protocolo rigoroso, o país conseguiu realizar um evento com sucesso, ao contrário do que se dizia”. De acordo com ele, seguindo os protocolos, jogadores foram “adequadamente isolados” depois de identificados com a Covid-19.

Vacinas

O ministro informou que cerca de 600 milhões de vacinas já foram contratadas, o que dá ao governo certeza de que até o fim do ano todos com idade acima de 18 anos já terão recebido as duas doses.

“Não estaremos absolutamente tranquilos, porque teremos uma série de outras situações relacionadas ou não à Covid-19 para enfrentar”, disse referindo-se, também, às “consequências ainda graves” em indivíduos que se recuperaram do coronavírus.

“Para isso precisamos de recursos orçamentários. É fundamental que o governo federal atue em absoluta sintonia com o Congresso Nacional para que consigamos, em 2022, ter um orçamento compatível com a necessidade de enfrentamento dos problemas sanitários decorrentes da pandemia”, acrescentou.