Moradores de Porto Alegre que receberam a primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca há, no mínimo, dez semanas, já podem completar o esquema. O imunizante é encontrado em 32 unidades de saúde e 21 farmácias parceiras, que atendem até as 17h (veja no link o horário de abertura). Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identidade e o cartão de vacinação.
A decisão de antecipar a aplicação da segunda dose de 12 para dez semanas segue um acordo firmado ontem entre o governo estadual e as prefeituras, a fim de garantir uma resposta imune mais efetiva à variante indiana do coronavírus, conhecida como Delta.
Tanto no caso da AstraZeneca quanto da Pfizer, estudos mostraram que uma dose apenas oferece eficácia reduzida contra essa cepa do vírus.
Em relação à segunda dose da Pfizer, a prefeitura esclarece que, até 24 de agosto, não há ninguém apto a receber a vacina dentro do intervalo de dez semanas, a contar da primeira dose. A Secretaria Estadual de Saúde antecipa que, assim que chegarem mais remessas do imunizante, vai reservar 108.930 segundas doses para pessoas que já tomaram a primeira.
Em Porto Alegre, porém, pessoas que fizeram a aplicação da primeira dose da Pfizer até 14 de junho (quando a Secretaria Municipal da Saúde ainda mantinha a prática de aplicar a segunda dose dentro de 21 dias) podem fazer o agendamento da segunda dose, atrasada.