Mais de 30,6 milhões de pessoas já receberam a segunda dose ou a dose única de imunizantes contra a Covid-19, ou seja, que completaram o esquema vacinal para o enfrentamento à pandemia. O número equivale a cerca de 20% do total da população vacinável, acima de 18 anos, de 160 milhões de pessoas.
Segundo o Ministério da Saúde, o país também já soma 114,4 milhões de doses totais aplicadas, entre elas, quase 84 milhões de unidades referentes à primeira dose.
Com isso, mais de metade da população acima de 18 anos já cumpriu a primeira etapa do esquema vacinal. O ministério acrescenta que, até o momento, já foram distribuídas de forma proporcional aos estados e ao Distrito Federal cerca de 147,3 milhões de vacinas contra o coronavírus.
Com o avanço do ritmo de imunização, o Brasil assiste a uma espécie de “corrida entre governadores” para acelerar os calendários a fim de que sejam os primeiros a completar a aplicação da primeira dose.
Rio de Janeiro, Santa Catarina, Ceará, Pará, Amazonas, Roraima e São Paulo já estimaram que toda a população adulta tenha sido vacinada com pelo menos a primeira dose até o fim de agosto.