Governo Federal exonera presidente “olavista” de fundação do Itamaraty

Roberto Goidanich foi responsável por seminários com blogueiros condenados por disseminação de notícias falsas

Governo exonera diretor olavista de fundação do Itamaraty. Foto: FUNAG/Divulgação

Foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (12) a exoneração do presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) Roberto Goidanich, responsável por organizar estudos e debates do Itamaraty. O ato foi assinado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, que já nomeou a embaixadora Márcia Loureiro, cônsul-geral do Brasil em Los Angeles (EUA).

Goidanich era ligado ao ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo e tido como um representante da “ala olavista” do governo federal, uma referência aos seguidores do escritor e influenciador bolsonarista Olavo de Carvalho, que morava nos EUA mas hoje está no Brasil em tratamento de saúde pelo SUS.

Na sua gestão à frente da Funag, o diplomata Roberto Goidanich promoveu seminários com blogueiros bolsonaristas e olavistas, incluindo alvos de operações da PF contra fake news e condenados por disseminar notícias falsas, fazendo da Funag um dos principais canais de divulgação do pensamento radicalizado ideologicamente.

O sucessor de Ernesto Araújo, o chanceler Carlos França, tem promovido mudanças no Itamaraty para alterar o rumo da política externa brasileira.