Covid-19: vacinação é ampliada a mulheres a partir de 36 anos em Porto Alegre

Integrantes da nova faixa etária contemplada podem buscar pela imunização, nesta segunda-feira, em 12 unidades de saúde

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

A vacinação contra o coronavírus chega, nesta segunda-feira, a mulheres sem comorbidades a partir dos 36 anos de idade em Porto Alegre. As integrantes dessa nova faixa etária podem buscar pela imunização em 12 unidades de saúde, das 8h às 17h.

Conforme a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Caroline Schirmer, as doses foram concentradas nesses pontos de vacinação para evitar faltas pontuais e remanejos de estoque.

Além do novo grupo, os demais públicos já contemplados em fases anteriores da campanha também podem se imunizar.

Ainda segundo a SMS, 16,5 mil pessoas compõem a nova faixa etária contemplada. Por conta disso, para evitar aglomerações, os homens de 36 anos só devem ter o processo de vacinação iniciado na terça.

Segunda dose

Pessoas que estiverem com o esquema vacinal em atraso da Coronavac e da AstraZeneca também podem receber a dose de reforço nesta segunda. Não há previsão de aplicação de segunda dose da Pfizer já que, desde 14 de junho o intervalo entre a primeira e segunda dose do imunizante passou a ser de 12 semanas.

Documentação

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho em Porto Alegre. Já o grupo das comorbidades e deficiência, é necessário comprovar a condição (exceto Síndrome de Down). Gestantes podem apresentar a carteira do pré-natal.

Já para receber a segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

O quê: primeira dose contra a Covid-19
Público: mulheres com 36 anos ou mais; trabalhadores da educação no ensino superior, profissionais da educação infantil, fundamental e médio do ensino municipal, estadual e rede privada e profissionalizante da rede estadual; pessoas com deficiência permanente e comorbidades a partir de 18 anos.
Onde: 12 Unidades de Saúde
Horário: 9h às 17h
Endereços: confira no link

O quê: segunda dose da Coronavac/Butantan 
Público: residentes em Porto Alegre que estiverem com o esquema vacinal em atraso
Onde: 12 unidades de saúde
Horário: 8h às 17h
Endereços: confira no link

O quê: segunda dose da AstraZeneca/Oxford
Onde: 33 unidades de saúde e 20 farmácias parceiras
Horário: 8h às 17h
Endereços: confira no link