Copa América termina com 179 casos positivos de Covid-19

Diagnósticos positivos representaram 0,6% dos 28.772 testes realizados entre 11 de junho e 10 de julho

copa américa
Foto: Copa América / Divulgação / CP

Ao menos 179 casos de Covid-19 tiveram relação direta com a realização da Copa América, que terminou nesse sábado. O número, informado pelo Ministério da Saúde, corresponde a uma média de seis novos positivados por dia. Os testes foram realizados pela Conmebol, que organizou o torneio, vencido pela Argentina.

Os diagnósticos positivos representaram 0,6% dos 28.772 testes realizados entre 11 de junho e 10 de julho. Dentre os positivados, eram 36 jogadores ou membros das delegações, 137 prestadores de serviços terceirizados e seis no staff da Conmebol. Os casos, apontou a Pasta, ocorreram em todas as quatro sedes: Cuiabá, Goiânia, Brasília e Rio de Janeiro.

Segundo o Ministério, das 36 amostras encaminhadas para sequenciamento genético, 24 foram classificadas como a variante Gamma, que teve origem em Manaus. Outras oito ainda não tiveram a análise laboratorial completada. O Brasil já superou os 19 milhões de casos de Covid-19, com 532.893 mortes relacionadas à doença causada pelo coronavírus.

Vacinas
Na semana passada, a Conmebol anunciou a doação de 20 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para o Brasil. Desse total, 5 mil destinadas à comunidade do futebol e as demais repassadas ao governo brasileiro para distribuição entre o público em geral.